segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

QUER TER UMA HORTA?

Idéias inovadoras para conseguirmos produtos orgânicos cultivados em casa mesmo.
Claro que não é tão simples assim, mas para quem tem alguma habilidade aqui ficam alguma dicas


os vasos se encaixam na grade



veja que idéia genial


pode colocar na sacada sem medo de cair

este sistema é um charme para pendurar as plantinhas

ficam lindas na sacada ou na janela da cozinha


muito original
Agora já pensou ter suas verduras hidroponicas cultivadas em casa mesmo.
Veja que idéia genial, para quem tem habilidades.
clique aqui e veja o vídeo




são utikizadas garrafas pet

um sistema de gotejamento de água


iluminação 







domingo, 30 de janeiro de 2011

Salpicão Light



Ingredientes:
SALPICÃO
1 filé de frango grande (150g)
1 dente de alho
Açafrão, sal e ervas finas à gosto
2 colheres de sopa de salsão picado
1 xícara de cenoura ralada (50g)
1 xícara de palmito picado (100g)
4 colheres de sopa de iogurte natural (40g)
2 colheres de sopa de maionese light,
Ervas finas, caldo de limão

SALADA
1 maço de alface roxa (200g)
½ maço de folhas agrião (100g)
2 fatias de melão em cubos (200g)

Modo de Preparo:- Refogue o filé de frango em cubinhos com o alho e açafrão. 
Temperar com açafrão, sal e ervas à gosto.
Retire do fogo e triture no processador, ou desfie a gosto.
Misture o frango com a maionese, iogurte, salsão, cenoura e palmito. Acrescente caldo de limão à gosto.
Distribuia o alface, agrião e melão picado em um prato e o salpicão.

Valor Calórico: 100 calorias por porção
Rendimento: 4 porções.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Molhos para saladas

 Molho de framboesa
• 100 g de framboesa congelada
• 3 colheres (sopa) de suco de limão
• 6 colheres
• (sopa) de azeite I 1 colher
• (sopa) de mel I 4 colheres
• (sopa) de água I sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador e passe em uma peneira. A polpa da framboesa pode ser substituída pela geleia do mesmo sabor. Porém, nesse caso, elimine o mel da receita.

Balsâmico com mel
• 1 cebola 
• 2 xícaras (chá) de aceto balsâmico 
• 2 colheres (sopa) de mel
• 10 colheres (sopa) de azeite

Asse a cebola e, depois, pique-a. Ferva o aceto balsâmico para reduzir seu volume e deixá- lo mais consistente. Depois bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser armazená-lo, guarde no refrigerador por cinco dias ou no congelador por 30 dias. 

Vinagrete de maracujá
• 300 g de polpa de maracujá
• 300 ml de vinho branco
• ½ litro de água
• 6 colheres (sopa) de azeite
• 1 ½ xícara (chá) de açúcar
• 4 colheres (sopa) de cebola picada
• 1 folha de louro
• Sal e pimenta a gosto

Em uma panela, faça uma calda com a polpa do maracujá, o açúcar e a água. Em outra, ferva o vinho branco, até reduzi-lo em ⅓ do seu volume, com a cebola e a folha de louro. No fim, descarte a cebola e o louro. Junte 100 ml da calda de maracujá e o vinho e vá emulsionando com azeite, sal e pimenta.


ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR

Apesar de não haver um consenso entre os especialistas, o fato é que vários trabalhos científicos têm apontado o poder de certos alimentos para espantar a tristeza, combater a depressão e a ansiedade e ainda melhorar o humor.

Alimentos que melhoram o humor


Alguns alimentos fornecem nutrientes importantes que participam da produção dos neurotransmissores, mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso. Três desses neurotransmissores estão diretamente relacionados ao humor: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. 

De uma maneira geral, podemos dizer que para manter o alto astral é importante seguir uma dieta equilibrada, rica em carboidratos, proteínas, alimentos fonte de triptofano e tirosina, vitaminas e minerais. Não podem faltar cereias integrais, leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes. A ingestão adequada destes nutrientes nos garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor.

Veja as dicas abaixo:

1.
Fique mais alerta com proteínas: alimentos ricos em proteínas, quando digeridos, se quebram em aminoácidos, que podem aumentar a produção de dopamina e adrenalina. Neurotransmissores capazes de aumentar a energia e o estado de alerta.
Alimentos ricos em proteínas incluem peixes, carnes, aves e ovos. Se não for possível ingerir esses alimentos, tente alimentos ricos em proteínas que também contém quantidades significativas de carboidratos como legumes, queijos, leite ou tofu. 



2. Para relaxar e diminuir o estresse, coma carboidratos: a ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina que auxiliam na "limpeza" de aminoácidos do sangue, menos do triptofano. Este aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é um neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, produzir sensação de calma e até induzir ao sono. 





Dietas com baixo teor de carboidratos, por vários dias, podem fazer com que o humor fique mais depressivo. Alimentos saudáveis ricos em carboidratos incluem pães e biscoitos integrais, massa integral, arroz, cereais e frutas. 



3. Ácido fólico também é importante para o humor: deficiência de ácido fólico tem sido associada a depressão em alguns estudos, por levar a queda nos níveis de serotonina no cérebro. Quantidades pequenas como 200 microgramas já são suficientes para melhorar o humor e pode ser obtida numa xícara de chá de espinafre cozido ou um copo de suco de laranja. 

4. Falta de selênio pode causar mau humor: sabe-se que indivíduos que sofrem de carência de selênio são mais irritados, ansiosos e depressivos, e a suplementação normaliza o humor. Alimentos ricos em selênio são as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), atum, semente de girassol, cereais integrais. 



5. Coloque ovos em sua dieta e melhore sua memória e concentração: A colina é uma vitamina do complexo B que está presente em alimentos ricos em colesterol como ovos e fígado. A falta deste componente pode causar comprometimentos da memória e da capacidade de concentração, pois é precursor do neurotransmissor acetilcolina. 



6. Vitamina B6: também é um ingrediente necessário na produção de seretonina, portanto, alimentos ricos nessa vitamina podem auxiliar no bom humor. Alguns exemplos ricos em B6 e carboidratos são: bananas, batatas, uva passa, cereais integrais. 



7. Cálcio: sabe-se que ajuda a reduzir irritabilidade e nervosismo em mulheres na TPM (tensão pré-mentrual). O ideal é ingeri-lo com regularidade, em torno de 1200mg por dia. Alimentos ricos em cálcio são leite, iogurte e queijos. 


8. Camomila: já era usada desde 1800 para acalmar crises histéricas. Atualmente é usada também para diminuir a ansiedade. Para potencializar o efeito calmante, adicione um pouco de mel, devido aos benefícios do carboidrato. 




9. Magnésio: está envolvido também na regulação de serotonina e, portanto, no controle do humor. Alimentos ricos são cereais integrais e frutas secas.


 matéria daqui

Um ótimo final de semana a todos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quantas horas você precisa dormir?

Os cientistas dizem que os seres humanos precisam, em média, de cerca de oito horas de sono por noite. Mas estudos mostram também que essa necessidade varia grandemente de uma pessoa para outra.

Uma auto-análise franca pode determinar se o seu padrão de sono é saudável ou se você tem débito de sono.

Os especialistas geralmente apontam as seguintes evidências de um sono saudável:

▪ É fácil pegar no sono sem recorrer a remédios. Você não se sente tão inquieto ou ansioso a ponto de não conseguir dormir.

▪ Você raramente desperta no meio da noite, mas quando isso acontece, logo consegue dormir de novo.

▪ Você acorda de forma natural por volta da mesma hora toda manhã e em geral não precisa de um despertador.

▪ Depois de levantar-se e começar suas atividades, você se sente acordado e razoavelmente alerta o dia inteiro.
Sugestões práticas para dormir melhor

Para os que ocasionalmente sofrem de insônia, alguns especialistas dão as seguintes sugestões práticas:

1. Não tome bebidas alcoólicas nem estimulantes como café ou chá preto perto da hora de dormir. Muitos acreditam erroneamente que bebidas alcoólicas os ajudarão a pegar no sono. No entanto, estudos clínicos mostram que, embora a princípio talvez o ajude a dormir, o álcool pode fazê-lo perder o sono no meio da noite.


2. Pare de fumar. Uma autoridade no assunto disse: “Os fumantes têm muito mais dificuldade para pegar no sono, visto que o cigarro aumenta a pressão arterial, acelera a freqüência cardíaca e estimula a atividade cerebral. Os fumantes também costumam despertar mais no meio da noite, possivelmente devido aos sintomas de abstinência.”


3. Evite estímulos físicos ou mentais intensos pouco antes de se deitar. Fazer exercícios contribui para o sono adequado, mas não se forem feitos imediatamente antes de ir dormir. Tentar resolver problemas difíceis ou realizar tarefas que exijam esforço mental pouco antes de se deitar pode impedi-lo de relaxar, dificultando o adormecer.


4. Procure deixar o quarto silencioso, escuro e, se possível, fresco. Na questão de como o barulho afeta o sono, considere um estudo bem divulgado realizado com pessoas que moravam perto de certo aeroporto e diziam que, com o tempo, não ouviam mais os aviões. Quando seus padrões de sono foram examinados, constatou-se que suas ondas cerebrais haviam registrado cada pouso e decolagem! Os pesquisadores concluíram que os examinados perdiam, em média, uma hora de sono de qualidade por noite em comparação com pessoas que moram em lugares mais silenciosos. Plugues de ouvido ou outros métodos de redução de ruídos teriam sido de muita ajuda para que eles pudessem ter um sono tranqüilo. Alguns acreditam que um ruído de fundo (neste caso um som grave, constante e uniforme), como o produzido por um ventilador, é especialmente útil caso se precise abafar sons externos.


5. Cuidado com os remédios indutores do sono! Há cada vez mais provas de que muitos remédios recomendados para induzir o sono causam dependência, perdem a eficácia com o uso prolongado e têm efeitos colaterais nocivos. Se forem realmente necessários, tais remédios só devem ser utilizados em tratamentos de curto prazo.


Visto que a insônia pode ser ocasionada pelo estresse, acredita-se que um dos segredos de um sono saudável é tornar sossegado e agradável o período antes de ir dormir. 


Deixar de lado as preocupações do dia e fazer algo prazeroso, como ler, pode ser de ajuda. 


Evidentemente, é muito proveitoso seguir a orientação bíblica: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus  . . . guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais.” — Filipenses 4:6, 7

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

BOLO PRESTÍGIO LIGHT E ABÓBORA RECHEADA

Já que muita gente está de dieta, eu estou procurando receitas simples e  com baixa calorias.
Eu achei esta bem fácil de fazer e fica saborosa, nem parece diet light, e tem apenas 138 calorias por porção.

Vale a pena experimentar.

Ingredientes para a massa 
· 4 ovos
 · 3 colheres (sopa) de adoçante culinário
 · 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
 · 2 colheres (sopa) de chocolate em pó diet
 · 1 colher (sopa) de fermento em pó
 · 1 xícara (chá) de refrigerante cola diet para umedecer o bolo
 
Ingredientes para o recheio 


· 2 xícaras (chá) de leite desnatado
 · 1 pacote de pudim diet sabor coco
 · 50 g de coco ralado

· Modo de preparo do recheio:Misture 1 xícara de leite com o pó para pudim de coco e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
 Retire do fogo, adicione o leite restante e o coco ralado e mexa bem. Deixe esfriar.

Ingredientes para a cobertura 
· 2 xícaras (chá) de leite desnatado
 · 1 pacote de pudim diet sabor chocolate
 · 2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo da cobertura:
Misture 1 xícara de leite com o pó para pudim de chocolate e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
Retire do fogo, adicione o leite restante e mexa bem.·

Modo de preparo da massa 
Unte uma fôrma redonda de aro removível de 23 cm de diâmetro, polvilhe com farinha e reserve. 

Bata as claras em neve.
Acrescente as gemas e o adoçante.
 Peneire a farinha, o chocolate e o fermento e misture levemente à massa.
 Despeje na fôrma preparada.
 Leve ao forno médio (180ºC), pré- aquecido, e asse por 15 minutos.

Montagem:
Desenforme o bolo e corte-o ao meio. 
Umedeça a camada inferior com 1/2 xícara do refrigerante e coloque o recheio.
Cubra com a camada superior do bolo e umedeça-a com o refrigerante restante.
Espalhe a cobertura e polvilhe o cacau em pó. 
Espere esfriar bem e leve à geladeira por 2 horas, no mínimo, antes de servir.

Abóbora  japonesa recheada



Esta receita de abóbora recheada é ótima e bem leve, eu fiz diferente mas estou postando a receita original.
Eu fiz um purê com a metade da abóbora 
cobri com a mistura do recheio com o restante da abóbora, 
coloquei a cobertura.
Levei ao forno para gratinar
Ficou ótimo.
Da próxima vez farei como a receita abaixo

Abóbora recheada
Ingredientes 

- meia abóbora japonesa média
- 1 colher (chá) de óleo
- meia cebola picada
- 1 colher (chá) de sal
- 250 g de queijo minas frescal light cortado em cubos pequenos
- 250 g de peito de peru light cortado em cubos pequenos
- 1 xícara (chá) de maionese  light
- 1 colher (chá) de salsinha picada
- 2 claras
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão light ralado 

Modo de Preparo 

Retire as sementes da abóbora, em uma panela grande coloque a abóbora cubra com água e cozinhe por 30 minutos ou até ficar macia. 
Escorra, retire com cuidado a polpa e reserve a casca. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e doure a cebola, junte a polpa da abóbora reservada e o sal em seguida refogue por 2 minutos. 
Acrescente o queijo, o peito de peru, metade da maionese light e a salsinha misture e transfira para a abóbora reservada.
Coloque-a em uma assadeira média e reserve, bata as claras em neve, misture delicadamente o restante da maionese light, sem bater e espalhe sobre o recheio da abóbora e polvilhe o queijo ralado. 
Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar
. Beijos

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DIETA COLETIVA


EXERCITAR-SE É FUNDAMENTAL

Você está pensando em deixar a preguiça de lado em 2011, e começar a praticar mais atividades físicas? Todos nós sabemos que movimentar-se é fundamental.
Ser fisicamente ativo não implica, necessariamente, em se frequentar uma academia ou praticar algum tipo de esporte.
A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal que proporcione um gasto energético.A regularidade é fundamental quando o assunto é praticar atividades físicas.

Os benefícios da prática regular de atividades físicas são inúmeros, tanto na esfera orgânica como mental.

Redução da pressão arterial, melhora dos níveis do colesterol e de suas frações, diminuição da glicemia (taxas de açúcar no sangue) e do peso corporal, são alguns dos benefícios orgânicos observados.


Uma redução dos níveis de estresse e ansiedade, além de uma melhora da autoestima e dos sintomas depressivos, são ganhos obtidos na esfera psíquica


.Além disso, sabemos que pessoas fisicamente ativas vivem mais.

Dicas para incorporar as atividades físicas em sua rotina cotidiana

- Procure se organizar para realizar uma caminhada de pelo menos 30 minutos, na maioria dos dias da semana.O ideal é totalizar 150 minutos de atividades físicas semanais.

- Sempre que possível, caminhe ou pedale ao invés de dirigir, inclusive para ir à escola, padaria, supermercado, ou mesmo, ao trabalho.

- Suba as escadas ao invés de utilizar o elevador.

- Procure descer do ônibus alguns pontos antes.Finalize o trajeto até o seu destino final caminhando.

- Estacione em vagas mais distantes, caminhando o restante do percurso.

- Invista em algum equipamento de ginástica, como uma esteira ou bicicleta ergométrica, para poder realizar atividades físicas em sua casa. Que tal assistir o jornal ou um programa interessante de TV caminhando ou pedalando?

- Muitas pessoas conseguem obter regularidade em suas atividades física realizado-as pela manhã, antes de iniciar as demais atividades do dia.Uma outra opção interessante é a hora do almoço, pois a prática de uma atividade física neste momento "quebra" a rotina diária.

- Procure realizar a maior parte das atividades domésticas, como limpeza, lavagem do carro, regar as plantas ou cuidar do jardim.

Espero melhores resultados esta semana.

Um beijo e uma semana cheia de saladinhas e frutas a todos.